Uma ação artística diferente, que exalta a criatividade, aberta e gratuita promete agitar o imaginário dos usuários do Parque “Dr Luiz Carlos Raya”, localizado na zona sul da cidade. É que no dia 24 de novembro, domingo, a partir das 9 horas, atores do Grupo Teatro de Sobras de Ribeirão Preto, realizam a oficina denominada “Vivência em Teatro de Bonecos”, de Introdução ao Teatro de Animação, propondo a construção de formas, bonecos, adereços por meio de sobras e descartes encontrados facilmente no dia a dia de todo mundo, podendo experimentar dessa maneira a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas e performáticas tendo o lixo como suporte artístico. O Teatro de Boneco desperta uma curiosidade e atenção plenas, das crianças aos adultos, podendo ser veículo da imaginação e da brincadeira em todas as idades. E vai além ao mexer com a consciência ambiental ao transformar resíduos e sucatas em elementos de arte, como os bonecos, por exemplo.
“As traquitanas e a animação dos bonecos, podem causar de maneira certeira o anseio no público de inventar, conhecer mais das técnicas desse segmento artístico, da feitura dos bonecos e cenas e assistir mais espetáculos semelhantes, contribuindo verdadeiramente para a formação de plateia e desenvolvimento da criatividade de cada participante”, como destaca a atriz e produtora Mariana Cazula, integrante do grupo. Com diversas possibilidades de vivenciar o teatro de boneco: desde a construção de fantoches a partir da caixa de ovo, teatro de sombras, máscaras 2D, pulseira orgânica e jogos teatrais. Todas as atividades são gratuitas e contemplam crianças de todas as idades acompanhadas pelos responsáveis quando menores de 10 anos. “A manipulação de bonecos no teatro é uma forma de representação muito antiga, utilizada por culturas do mundo todo. A pessoa que manipula o boneco é um ator ou uma atriz e as técnicas e mecanismos podem ser variados”, explica a atriz Ju Marques.
As oficinas de bonecos são uma oportunidade única para as crianças explorarem um espaço de criação e expressão artística, com ênfase na imaginação das crianças. “Elas não são apenas instruídas sobre como criar um boneco específico, mas são encorajadas a inventar e reinventar de acordo com suas próprias visões e ideias. Esse processo criativo sem limites é incrivelmente estimulante e inspirador para as crianças, que muitas vezes surpreendem a todos com suas criações únicas e originais. Queremos que o público venha e aproveite esse espaço”, acrescenta Ju Marques.
Sobre o Grupo Teatro de Sobras – O grupo Teatro de Sobras parte da união de artistas multidisciplinares residentes em Ribeirão Preto, que se unem em 2019 pela vontade de seguir os caminhos do universo do Teatro do Teatro de Animação. Tendo como ponto em comum a pesquisa individual no teatro de formas animadas (de bonecos híbridos, teatro de sombras, teatro lambe-lambe e manipulação direta), os participantes escolheram como linguagem e postura artística trabalhar com o que é descartado e arrecadado, transformando objetos encontrados em depósitos de sucatas, caçambas e calçadas, em cenários e bonecos, com uma direção técnica que visa alcançar a qualidade estética e artística. Daí o nome Teatro de Sobras, por tornar as sobras, os restos e os desperdícios diários em matéria-prima do trabalho proposto pelo grupo.
O Teatro de Animação, no qual o inanimado ganha vida aos olhos do público, expandindo infinitas possibilidades, também reflete, desde sua gênese, a relação complexa do ser humano com suas próprias invenções, se tornando uma metáfora dessa ligação. Portanto, a escolha do Teatro de Bonecos(atrelada ao uso de materiais não convencionais) é feita pelo grupo de maneira consciente na busca de um aprimoramento cênico pautado no contato com conhecimento artístico e técnico em dar vida ao inanimado.
Sobre a Oficina: “Vivência em Teatro de Bonecos”
Dia: 24/11, domingo
Horário: partir das 9 horas no Parque Municipal “Dr Luiz Carlos Raya”
Endereço: Rua Severiano Amaro dos Santos, s/n – Jardim Botânico
Produção: Grupo Teatro de Sobras de Ribeirão Preto
Gratuito
Artes: Rodrigo Lima