A Biblioteca Sinhá Junqueira estreia neste fim de semana (19/11) a primeira edição do Festival Potências Pretas, que irá reunir artistas pretos de diversos seguimentos como artes, literatura, música e ancestralidade.
Entre as atividades, está o lançamento do romance Via Ápia do escritor Geovani Martins, roda de conversa com mulheres pretas, apresentação de MCs, samba com Batuka Nega, o Projeto Thata Troca que propõe um diálogo sobre as questões raciais, além de formas para falar sobre racismo educando e fazendo refletir. Por fim, apresentação musical com Vinicius Preto Convida Onã, Afronauta, Cesar Hostil e Dj Spin.
“A ideia do Festival é pensar nos corpos negros a partir de uma visão futurista. Entender, estudar e saber do passado é essencial para novas possibilidades, novos mundos, novos rumos. Queremos discutir as oportunidades, trocar experiências, pensar em carreiras, ir além do que é mostrado e do que estabelecido para sermos donos do nosso próprio futuro”, comenta o produtor cultural e idealizador do Festival, Vinicius Moura.
Confira a programação completa:
Festival Potências Pretas
Geovani Martins – Lançamento de Via Ápia
Data: 19/11 (sábado), 10h. Seu primeiro livro, a coletânea de contos O sol na cabeça (Companhia das Letras, 2018), está sendo adaptado como série e ganhou edições em dez territórios. Em 2022, lança o seu novo livro Via Ápia: Cinco jovens têm a vida abalada quando a polícia invade a Rocinha para instalar uma UPP.
Batuka Nega – Samba
Data: 19/11 (sábado), 12h. Banda criada há 15 anos, tiram de letra o preconceito que um grupo de samba e pagode formado por mulheres negras provoca até hoje.
Soberana Ziza
Data: 19/11 (sábado), 13h. Em sua pesquisa mais recente se dedica a investigar o apagamento negro na cidade de São Paulo, ocupando e reivindicando as nossas histórias tendo a figura da mulher como condutora dessa nova história.
Thata Alves – Thata Troca
Data: 19/11 (sábado), 14h.
Roda de Conversa: Mulheres Pretas do CapTurArte
Data: 19/11 (sábado), 15h.
Mc Carol ZN
Data: 19/11 (sábado), 16h. Através do funk e trapfunk, Carol ZN sempre abrange temas conscientes, de superação e sobre empoderamento das mulheres em maioria de suas composições.
Mina Lua (Lua MC)
Data: 19/11 (sábado), 17h. Com grande influência do Rap old school como Racionais Mc’s, Negra Li, Atitude Feminina e Emicida, a artista mantém uma personalidade única, atualmente produzindo conteúdo artístico musical voltado para o Rap/Trap/Drill/Funk e R&B, além de dar continuidade à intervenção cultural BDL (Batalha da Lua).
Avinny
Data: 19/11 (sábado), 18h. Avinny é uma cantora intérprete e compositora nascida na zona norte de ribeirão preto. artista trans, independente representando a cena LGBTQIAP+. Uma voz marcante que impacta todos através de grandes canções da black music desde Alcione, Sandra de Sá, Djavan à artistas atuais como Iza, Lineker e Gloria Groove.
Vinicius Preto Convida Onã, Afronauta, Cesar Hostil, Dj Spin
Data: 19/11 (sábado), 19h. Vinicius Preto apresenta o show de “Flores, Votos e Balas”, seu mais novo trabalho. No show, o rapper traz a mescla do rap com elementos afro-brasileiros, diversas participações e canta músicas dos seus mais de 10 anos de carreira.