O espetáculo “Juvenal e o Dragão” fez parte da agenda da 20º Feira do Livro de Sertãozinho/SP, que aconteceu de 17 a 19 de outubro.
O evento, que contou com inúmeras atividades artísticas e culturais, recebeu 3 sessões do novo espetáculo do Grupo Fócu de Teatro – Núcleo de Pesquisa e Produção Teatral da Cia Representando a Arte.
A adaptação do clássico conto da Literatura de Cordel publicado em 1949, “História de Juvenal e o Dragão”, escrito pelo importante cordelista Leandro Gomes de Barros, conta a história de Juvenal, jovem valente que sai pelo mundo em busca de aventuras. Através do brincar com as palavras, os contadores narram e mostram o dia em que, numa de suas andanças, Juvenal encontra uma princesa que está prestes a ser devorada por um terrível dragão e, a partir daí a história toma rumos inesperados!
“Juvenal e o Dragão” é um espetáculo de teatro que se funde às contações de histórias, é livre para todos os públicos, de linguagem acessível e popular, e traz consigo a disseminação da cultura brasileira, em especial a cultura do romanceiro popular nordestino. Essas características dão ao espetáculo atributos que caminham lado a lado com os objetivos de um evento como uma feira do livro, que é incentivar e mostrar a importância e o prazer da leitura.
O espetáculo, que estreou pouco antes – em agosto – na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto/SP, marcou sua presença em dois pontos de Sertãozinho: no dia 17/10 no CEU das Artes às 9h00min e dias 18 e 19/10 no coreto da praça XXI de abril, às 10h10min e 09h10min, sendo as 3 sessões lotadas por crianças que viajaram junto a Juvenal em suas aventuras.
O diretor do espetáculo, Marcos Poellnitz, se diz muito feliz com as apresentações do espetáculo, em especial as que foram realizadas nas feiras do livro. “Estrear e iniciar a circulação dessa peça em duas feiras do livro é de encher o coração de alegria! São eventos importantes para as cidades do interior e que bom que podemos colaborar, contar essa história e levar o cordel, uma manifestação literária tão importante da cultura brasileira, para mais pessoas”. Agradeceu primeiramente aos artistas Gabriel Amaral e Nana Bertchelly que fazem parte do elenco artístico, a Jonas Zac, técnico do espetáculo e a toda equipe Grupo Fócu de Teatro e da Cia Representando a Arte, pelo apoio e confiança no trabalho. Finalizou enaltecendo a produção da 20º Feira do Livro de Sertãozinho/SP e agradecendo o convite do SESC-RP, responsável pelo espetáculo fazer parte da agenda das duas feiras.